Os reservatórios de geomembranas representam um dos produtos de maior crescimento no mercado mundial dentre os geossintéticos, consagrando-se como uma das grandes soluções de engenharia da atualidade na contenção de resíduos e líquidos em obras de engenharia civil e ambiental.
Além das aplicações consolidadas, sua utilização vem difundindo-se para as mais diversas aplicações em decorrência do alto desempenho químico, físico e mecânico, característica intrínseca do polímero PEAD.
O desempenho adequado da geomembrana como barreira nos projetos também vai depender de sua instalação, conforme veremos neste post da Nortene. Acompanhe!
Importância da instalação do Reservatório de Geomembrana
Sem uma instalação adequada o conceito do uso da geomembrana no sistema impermeabilizante pode ficar comprometido. A instalação da geomembrana é um processo de várias etapas importantes e que vai garantir o bom desempenho do sistema impermeabilizante com um todo, evitando vazamentos.
Como instalar?
Basicamente, as geomembranas de polietileno são soldadas por dois processos:
· Solda por termofusão: União por aquecimento das faces dos painéis a serem soldados, obtida por transferência de calor por suflamento de ar ou cunha metálica.
· Solda por aporte de material (extrusão): Deposição na borda sobreposta do painel, de um filete extrudado a partir de um cordão do mesmo polímero componente dos painéis da geomembrana.
A solda por termofusão é utilizada para soldar painéis contínuos, enquanto a solda por extrusão é utilizada somente em detalhes de interferências, em reparos (manchões) e em conexões com estruturas de concreto.
Porém a instalação envolve, além da união dos painéis através da solda, outros cuidados e procedimentos desde a chegada da geomembrana na obra até a entrega dos relatórios da obra.
A instalação da geomembrana deve ser realizada de acordo com a NBR 16199 Barreiras Geossintéticas – Instalação de Geomembranas Poliméricas, que visa assegurar a execução correta dos serviços de instalação das Geomembranas PEAD.
Com isso, garante-se a segurança e a qualidade da obra.
Já na chegada na obra a geomembrana deve seguir regras de recebimento e armazenagem para garantir que permaneça íntegra até o momento da instalação.
As recomendações para preparação das superfícies que receberão a geomembrana incluem a superfície de apoio, ancoragem e a união com interferências em concreto e tubos.
Já na instalação, procedimentos específicos devem ser seguidos na colocação da geomembrana para reservatório, tais como posicionamento dos painéis no sentido da máxima inclinação do talude evitando emendas horizontais ao longo do talude.
Recomendações adicionais em relação a ondulações, transpasses, temperatura de instalação e outras condições são detalhadas também neste capítulo na norma.
No início de cada jornada de trabalho ou quando houver mudanças nas condições do serviço, as máquinas e processo de solda devem ser verificados através de ensaios realizados em tiras de geomembrana, que avaliam se estão adequados os parâmetros das soldas.
Ensaios de controle de qualidade destrutivos e não destrutivos são detalhados e devem ser feitos logo após a instalação da geomembrana.
Todo o processo de instalação deve ser registrado pelo instalador por meio de desenhos e planilhas de instalação e controle de qualidade.
Por fim, a norma ainda traz quais itens devem ser fiscalizados durante a instalação e a documentação que deve ser entregue pelo instalador na entrega da obra.
Benefícios do Reservatório de Geomembrana Nortene
Funções de barreira, revestimento, resistência química, resistência mecânica, ótima soldabilidade e excelente durabilidade são os principais desafios que o Reservatório de Geomembrana Nortene pode superar com excelência, formando um conjunto de características que resultam em eficiência, confiabilidade e segurança para as aplicações mais exigentes.
Para saber mais sobre o produto, entre em contato conosco!