A geomembrana, muitas vezes denominada como membrana geossintética, é um material utilizado em projetos de construção civil e na mineração.
Sua função, em suma, é atuar na impermeabilização de grandes áreas, tais como: tanques e lagos artificiais. Além disso, pode ser um material útil em locais onde ocorrem movimentações e vibrações.
Além disso, uma das principais características da lona geomembrana é a resistência aos raios UV e aos ataques químicos. Por isso, o material tem grande aplicabilidade em projetos de construção e reparos de lagos artificiais e canais.
Atualmente, existem mais de um tipo de lona de geomembrana no mercado. Continue lendo este artigo do Blog Nortène e conheça os tipos principais disponíveis para os projetos da sua empresa!
Tipos de lonas mais utilizadas
A saber, a palavra “geomembrana” deriva de dois termos: geo (terra ou solo) e membrana, que remete à uma película fina. No caso da membrana de aplicação, é uma película fina plástica.
Além disso, dentro da categoria de membrana geossintética, existem os tipos mais utilizados, que são: geomembrana de PVC, de PEAD e de PEBD.
Geomembrana de PVC
PVC é a sigla para policloreto de vinila, um material encontrado em piscinas plásticas. A recomendação de utilização desse material é para projetos de curta duração: um, dois ou, no máximo, cinco anos.
Caso a membrana de PVC seja usada por um período mais longo, você irá notar que o material irá perdendo a capacidade de resistência. Como resultado, surgem rachaduras e craqueamentos, ou seja, um desgaste que compromete a qualidade e a eficiência desse tipo de lona.
Geomembrana lisa de PEAD
A sigla PEAD significa polietileno de alta densidade. No geral, as mantas de PEAD são destinadas à proteção do solo (projetos ambientais) e à impermeabilização de superfícies (projetos de construção e de mineração).
Além disso, o material é aditivado com termoestabilizantes e antioxidantes, que garantem maior durabilidade e resistência – requisitos essenciais em projetos de longo prazo (até 25 anos).
A lona geomembrana, que conta com alta resistência mecânica, impede que os gases, líquidos e resíduos perigosos entrem em contato com o solo. Desse modo, evita-se a contaminação do ambiente e da água subterrânea.
O material também é resistente aos agentes químicos e aos raios UV em decorrência da ação do negro de fumo, composto inserido na fabricação do produto.
Geomembrana lisa de PEBDL
As aplicações mais comuns desse tipo de lona são na cobertura de biodigestores de aterros e em projetos de flutuantes para lagoas.
A geomembrana lisa de PEBDL (polietileno de baixa densidade) apresenta características importantes, tais como: durabilidade, flexibilidade, resistência e alta estanqueidade.
Todas essas propriedades surgem por conta da fabricação com compostos termoestabilizantes, negro de fumo e antioxidantes.
Conheça a linha de geossintéticos da Nortène
A Nortène comercializa diversas linhas de reservatórios de geomembrana para os mais diferentes projetos, atendendo às necessidades de um deles.
Os reservatórios de polimanta PEAD, por exemplo, são destinados a projetos ambientais, desenvolvidos com tecnologia alemã de extrusão. Já os reservatórios de polimanta PEBDL texturizada são utilizados em aplicações como:
- Canais de Irrigação;
- Aterros Sanitários;
- Aterros Industriais;
- Mineração;
- Pilha de Lixiviação.
Com o Grupo Nortène você confere outros tipos de geocompostos desenvolvidos com foco em qualidade, eficiência e durabilidade. Gostou e quer contar com a Qualidade Nortène em seu projeto? Então entre em contato com nossos especialistas hoje mesmo!