O silo bolsa é uma solução de armazenagem eficiente e prática, que oferece qualidade e proteção aos grãos durante o armazenamento e o transporte.
Mas antes de adotar esse recurso no setor produtivo, muitos produtores buscam informações sobre os custos envolvidos e os benefícios oferecidos pelo silo bolsa.
Cabe enfatizar que a armazenagem de grãos com o aproveitamento do silo bolsa é uma prática antiga. Por exemplo, países da América do Sul, incluindo Bolívia e Argentina, usufruem da bolsa para melhorar a produtividade.
Então, vamos conhecer mais sobre as vantagens e os custos que a técnica de armazenagem com silo bolsa oferece!
O silo bolsa é um compartimento seguro?
Definitivamente, sim. O compartimento proporciona muita segurança na armazenagem e no transporte. No entanto, é preciso respeitar as especificações de cada tamanho de solo bolsa, assim como seguir os procedimentos para armazenar e transportar.
Um dos pontos importantes, a saber, é o grau de umidade dos grãos. Existe um limite de umidade que o grão suporte para que seja colocado dentro do silo.
Então, ao respeitar a faixa ideal de umidade, não haverá problemas no armazenamento do produto, reduzindo os riscos de perdas. A umidade aceita da colheita é inferior a 14%.
Práticas para inserir os grãos no interior do silo
De forma simples, existem dois métodos de se colocar a colheita dentro das bolsas. A primeira é com auxílio do caminhão-caçamba. A máquina colhedora despeja os grãos no caminhão que, em seguida, despeja o conteúdo dentro dos silos.
A segunda forma é utilizando a carreta graneleira, que descarrega os grãos dentro dos silos.
Além disso, cabe salientar que não há necessidade de retirar o ar na parte interna das bolsas. Afinal, o produto é anaeróbico e, durante o preenchimento da bolsa, os grãos expulsam o ar de dentro do material.
Ao finalizar o processo, lacra-se a bolsa, de forma que o conteúdo não entra mais em contato com o ambiente externo.
Importante: preparo do terreno para o recebimento dos silos carregados
Antes de enfileirar as bolsas contendo os grãos, é importante que se faça a limpeza do terreno, retirando materiais orgânicos. Esse cuidado aumenta a segurança no armazenamento, uma vez que, em casos de incêndio, o fogo não se propaga com facilidade.
O fato de o solo estar limpo é um fator positivo em caso de ocorrência de fortes chuvas. O solo se torna mais permeável, absorvendo completamente a água antes de ela empoçar e comprometer a qualidade da colheita.
Custo e capacidade de armazenamento
Cada silo bag é capaz de armazenar os grãos por um período de até um ano, sem afetar a qualidade dos produtos. Em relação ao custo da bolsa, o valor é bem atrativo para os produtos quando consideramos o custo-benefício.
Um silo bag custa, em média, 1.700 reais. Somando-se a isso, calcule também o custo dos equipamentos usados no processo: embutidora, extratora, além da mão de obra.
Geralmente, o custo por saca gira em torno de 1 real, ou seja, 50 centavos mais barato em comparação com o custo/saca oferecido no armazém.
Por isso, tenha em mente que vale conhecer e utilizar o método de armazenamento e transporte com o silo bag.
Gostou e quer usar essa metodologia de armazenamento em sua próxima safra? Então entre em contato com os consultores da Nortene e aproveite as melhores opções de silo bolsa do mercado!